Detalhes do artigo 0 comentários
12/12 2013

TIC de Angolas e Mediatecas em destaque no «YES Africa»

Os projectos de Tecnologias de Informação e a Rede de Mediatecas de Angola ( ReMA ) estiveram no centro das atenções do «YES Africa», congresso internacional dedicado ao envolvimento da juventude e das tecnologias de informação no crescimento social e económico dos países africanos.

Este evento, uma iniciativa do Ministério das Tecnologias de Informação e Comunicação da República da Maurícia com a colaboração da empresa Extensia Ltd, decorreu nos passados dias 4 e 5 em Port Louis na Ilha Maurício, tendo contado com a participação de cerca de 250 congressistas locais e internacionais, nomeadamente membros dos governos da Maurícia, Namíbia, Swazilândia, Uganda, Malawi e Angola, que se fez representar pelo Secretário de Estado das Tecnologias de Informação e Comunicação e simultaneamento Coordenador da Unidade Técnica de Gestão da ReMA, Prof. Dr. Pedro Sebastião Teta.

Nas intervenções realizadas por Pedro Teta, que traçou o percurso de Angola no âmbito das TIC, apresentou os principais pilares que norteiam a política de investimento do Executivo e o respectivo programa do Governo nesta matéria, ficou também bem marcada a aposta estratégica no envolvimento da juventude angolana com as tecnologias de informação e os principais programas que permitem a sua alavancagem.

No culminar da apresentação, foi abordada e explicada a Rede de Mediatecas de Angola, assim como as etapas que são já uma realidade, tendo tomado de surpresa os congressistas pela inovação do projecto e pelas valias que representa para a população angolana em geral e para a mais jovem, muito em particular, recolhendo a unanimidade elogiosa de todos os presentes.

Ao terminar a sua intervenção, Pedro Sebastião Teta deixou o púlpito com afirmação e desafio de «Um futuro que alberga … um mundo de oportunidades digitais para a juventude angolana» !

Poderá visualizar aqui a apresentação que acompanhou a intervenção do Secretário de Estado das Tecnologias de Informação e Comunicação neste congresso e que afirmou uma vez mais Angola como um exemplo a seguir no seio da comunidade internacional.

Refira-se que estão já previstos novos desenvolvimentos em 2014 no âmbito do envolvimento da juventude africana com a tecnologia, com a República da Gâmbia a receber, entre 25 e 27 de Março, o Congresso de Inovação Digital em África.

* YES Africa ( Youth Engagement Summit Africa )

 

 

COMENTÁRIOS

Acompanhe os comentários por RSS